Robotic Process Automation Developer

Distributed  applications

 Aplicações Web distribuídas

As aplicações Web são projetadas para serem executadas em servidores web e enviar sua saída pela Internet para clientes de todos os tipos. Você pode visualizar uma aplicação da web como consistindo não apenas de um cliente e servidor, mas também distribuídas em camadas. Essas camadas são as seguintes:


Camada de apresentação – Responsável pela exibição e apresentação de informações ao usuário do lado do cliente;

Camada Lógica – Usada para transformar, consultar, editar e manipular informações de e para os formulários nos quais ela precisa ser armazenada ou apresentada;

Camada de dados – Responsável pela retenção de dados e informações para o aplicativo como um todo.


Todas as três camadas devem comunicar-se entre si. Protocolos abertos, padrões e APIs expostas simplificam essa comunicação. É possível criar os componentes do cliente em qualquer linguagem de programação, como Java ou C++. Esses clientes são executados em qualquer sistema operacional, conversando com a camada lógica do aplicativo. Os bancos de dados na terceira camada podem ser de qualquer design se a camada de aplicativo puder consultá-los e manipulá-los. A chave para esta arquitetura é a camada de lógica

 Características de comunicação do ambiente distribuído:

Todas essas camadas dependem da tecnologia trazida na forma da World Wide Web, HTML e HTTP. HTTP é o principal protocolo usado para comunicação entre clientes e servidores, e opera sobre a porta 80, porém vários protocolos adicionais são usados para dar suporte a esta troca de informação entre as camadas.

HTTPS (HTTP empregando mecanismos de criptografia) pode ser usado para proteger dados em trânsito. Essa abordagem é comum em aplicativos como webmail e comércio eletrônico entre outros que necessitam de maior segurança.

Os aplicativos Web fazem uso intensivo de uma tecnologia subjacente do servidor web, como os Internet Information Services da Microsoft (IIS), o Servidor Apache e o Servidor da Web do iPlanet da Oracle. Recursos como páginas da web são solicitados através do HTTP sem estado. O cliente fornece um identificador de recurso uniforme (Uniform resource identifier – URI), que informa ao servidor quais informações estão sendo solicitadas e o que retornar.

HTTP sem estado:

“Sem estado” refere-se ao fato de que o protocolo não mantem controle das informações de sessão de uma conexão para a próxima. Cada comunicação em HTTP é tratada como uma ligação separada.

Uma visão geral do HTTP::

HTTP é um protocolo que permite a obtenção de recursos, tais como documentos HTML. É a base de qualquer troca de dados na Web e um protocolo cliente-servidor, o que significa que as requisições são iniciadas pelo destinatário, geralmente um navegador da Web. Um documento completo é reconstruído a partir dos diferentes sub-documentos obtidos, como por exemplo texto, descrição do layout, imagens, vídeos, scripts e muito mais.

Clientes e servidores se comunicam trocando mensagens individuais (em oposição a um fluxo de dados). As mensagens enviadas pelo cliente, geralmente um navegador da Web, são chamadas de solicitações (requests), ou também requisições, e as mensagens enviadas pelo servidor como resposta são chamadas de respostas (responses).


Projetado no início da década de 1990, o HTTP é um protocolo extensível que evoluiu ao longo do tempo.

 É um protocolo de camada de aplicação que é enviado sobre TCP, ou em uma conexão TCP criptografada com TLS, embora qualquer protocolo de transporte confiável possa, teoricamente, ser usado. Devido à sua extensibilidade, ele é usado para não apenas buscar documentos de hipertexto, mas também imagens e vídeos ou publicar conteúdo em servidores, como nos resultados de formulário HTML (veja os elementos <html> e <form>). 

O HTTP também pode ser usado para buscar partes de documentos para atualizar páginas da Web sob demanda. 

O HTTP é um protocolo cliente-servidor: as requisições são enviados por uma entidade, o agente-usuário (ou um proxy em nome dele). A maior parte do tempo, o agente-usuário é um navegador da Web, mas pode ser qualquer coisa, como por exemplo um robô que rastreia a Web para preencher e manter um índice de mecanismo de pesquisa.

 HTML, formatando as informações enviadas pelo servidor através das linguagens de marcação.

HTML (HyperText Markup Language) não é uma linguagem de programação, é uma linguagem de marcação utilizada para dizer ao seu navegador como estruturar a página web que você visita. A página pode ser tanto complicada como simples quanto o desenvolvedor web desejar que seja. HTML consiste em uma série de elementos que você usa para anexar, envolver ou marcar diferentes partes do conteúdo para que apareça ou aja de uma certa maneira. O fechamento das tags pode transformar uma parte do conteúdo dentro do elemento em um link para direcionar à uma outra página web, colocar as palavras em itálico, e assim por diante.


Laboratório de Fixação

Criando e implementando uma pagina WEB

Criar e publicar um boletim informativo no formato Web -based.

 - Link para atividade no classroom.